Volta às aulas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Com a volta às aulas, é importante que alunos, professores e pais estejam alinhados em relação às suas expectativas que certamente serão confrontadas com a realidade vivida em todo país.

A expectativa de uma volta às aulas 100% presenciais com todo aquele calor, energia, paixão e troca entre professores pais e alunos, faz parte do anseio coletivo.

Os alunos anseiam pelos encontros e desencontros que acontecem no processo de socialização dentro do ambiente escolar.

Os pais, anseiam pelo desenvolvimento acadêmico de seus filhos tutoriado pelos professores e não mais por eles, porém com a angústia que toda tomada de decisão traz consigo, se estão acertando ou errando em permanecer com os filhos totalmente com aulas on line ou se devem enviá-los para a escola nos dias que podem ir presencialmente.
O medo, as dúvidas e incertezas, ainda são sentimentos latentes .

Os professores, que estavam dando aulas apenas para crianças e adolescentes, agora precisam relembrar que dão aula também para outros olhares, muitas vezes de julgamento, de adultos que estão do outro lado da tela “vigiando“-os como juízes de suas competências.

Esses mesmos professores, encontram desafios diários, entre eles de manterem-se conectados afetivamente com um aluno que ele só convive virtualmente. Desafio de encontrar a metodologia mais adequada que alcance a todos e que gere aprendizado a distância.

Expectativas e esperanças frustradas, como um banho frio que a realidade nos dá diariamente com o ritmo da vacinação, com surgimento de novas variantes, com o comportamento das pessoas, com o perigo eminente.

Em busca de oxigênio para prosseguir, estamos todos, desvendando o caminho a ser percorrido, desbravando-o com coragem para que ao chegar lá, no tempo em que as aulas presenciais seja normalizadas, a caminhada tenha se tornado uma contribuinte de um processo formativo e transformador para cada um: alunos, famílias e professores.
Sem dúvida nenhuma, ao passarem por tudo isso, terão tornado-se seres humanos mais resilientes.

Assinamos
Dr. Danilo Suassuna @danilosuassuna
@donzellilillian

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *