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Especialização em

Reabilitação e Estimulação
Neuropsicológica
Infantil

TURMA 2

grandes nomes da psicologia

Coordenadores

Sarah Cassimiro Marques

Mestre em Neurociências do Comportamento

como será

  • Sexta das 18h às 23h

    5 horas aula

  • Sábado das 08h às 19h

    1 hora de intervalo

  • INVESTIMENTO

    O investimento por participante é de R$ 12.960,00 + R$100,00 de taxa de matrícula.

    Forma de Pagamento: 24 Parcelas de R$ 540,00

    *Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês terão desconto pontualidade. Caso haja atraso no pagamento, perde desconto pontualidade e valor vai para R$ 600,00.

  • 23 e 24 de Outubro 2020
  • Carga Horária: 635h

    315 horas/aula e 320 horas de Prática Supervisionada. Horas certificadas pelo MEC

  • Aulas:

    Durante a pandemia as aulas serão transmitidas online e gravadas. Quando os encontros presenciais voltarem, as aulas serão transmitidas ao vivo e gravadas. O aluno poderá optar em assistir presencial em Goiânia/GO ou online durante todo o curso.

    Alunos de qualquer lugar podem se inscrever.

A Reabilitação Neuropsicológica é uma especialização que está em plena ascensão no país. Na reabilitação neuropsicológica, busca-se delinear, planejar e adaptar intervenções junto ao paciente e cuidadores, nos níveis cognitivo, físico, comportamental, emocional e social. Para tal, compõe de um conjunto complexo de procedimentos e técnicas que visam melhorar a adaptabilidade do paciente. Importante compreender a importância da reabilitação em crianças e adolescentes, principalmente considerando a prevalência em nosso país de crianças com dificuldades de aprendizado e problemas de comportamento.

Os modelos atuais de intervenção e estimulação exigem que profissionais de todas as disciplinas trabalhem em conjunto, a fim de trazer os conhecimentos necessários para apoiar as crianças e adolescentes com dificuldades ou prejuízos no curso do desenvolvimento. Ademais, também se faz importante intervenções no contexto escolar e familiar.

O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária na área de saúde ou educação, reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 8º período de Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia também podem se inscrever.

– Estudar os processos cognitivos e comportamentais de acordo com o desenvolvimento infantil;
– Habilitar o profissional a realizar intervenções neuropsicológicas em crianças com alterações cognitivas, comportamentais e emocionais;
– Abordar intervenções neuropsicológicas de funções específicas, como a atenção, a memória, as funções executivas, as habilidades acadêmicas, assim como as habilidades sociais e emocionais;
– Conhecer métodos, programas e técnicas de reabilitação e estimulação precoce;
– Definir aspectos importantes que devem ser considerados no planejamento da intervenção;
– Oferecer ao aluno uma visão geral sobre a reabilitação de pacientes com alterações cognitivas e comportamentais, associadas a alterações neurológicas, como traumas de crânio, acidente vascular encefálico e quadros demenciais;
– Compreender os principais conceitos envolvidos no tratamento de alterações cognitivas;
– Distinguir características de pacientes de acordo com a patologia e os tipos de alterações apresentadas;
– Compreender aspectos essenciais sobre o manejo de questões clínicas, orientação a familiares e adaptação funcional do paciente;
– Conhecer métodos de reabilitação e intervenção.
Importante: tal curso não apresenta a função de explicar conceitos de funções cognitivas, sendo esta condição necessária para compreensão do conteúdo.

Módulos:

– Neuroplasticidade, Metacognição e Mediação
– Princípios da reabilitação e estimulação cognitiva: bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação
– Transtornos do Neurodesenvolvimento
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica e da atenção
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica das funções executivas
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica da memória e aprendizagem
– Estimulação da memória operacional
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica nos distúrbios de aprendizagem
– Intervenções comportamentais
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica na deficiência intelectual
– Reabilitação e estimulação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
– Intervenções neuropsicológicas em lesões encefálicas
– Utilização de Jogos e brincadeiras no processo de estimulação cognitiva
– Música e estimulação cognitiva
– Mindfulness como estratégia de estimulação infantil
– Novos recursos tecnológicos e intervenções cognitivo-comportamentais
– Orientação aos pais e psicoeducação
– Orientações a professores em contexto escolar
– Intervenções precoce-preventivas no contexto escolar, familiar e clínico
– Seminário – apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

IMPORTANTE: Prática profissional supervisionada: 96 horas de supervisão + 224 horas de atendimento clínico e preparação das sessões (início junho de 2021 a novembro de 2021)

Sarah Cassimiro Marques Psicóloga CRP 09/7343, Especialista em Neuropsicologia pela PUC GO, Mestre em Neurociências do Comportamento pela Unb, Professora da PUC GO, Mediadora do PEI, Tutora do Cogmed, Psicóloga e Professora do Instituto Suassuna, Diretora da Incantato (@incantato.psicologia)

Se não quiser ver o vídeo inteiro acima, vá direto a parte que deseja pelo índice abaixo:

Orientações Gerais
1º passo) Inscrição para Processo Seletivo
2º passo) Processo Seletivo
3º passo) Matrícula
Avisos Gerais

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